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Formação em Psicologia
Especialização em Interpretação e Aplicação Clínica da Avaliação Psicológica - 3ª Ed
CRÉDITOS OPP: 82
A formação essencial para a prática clínica de qualquer psicólogo. Venha habilitar-se ao exercício da avaliação psicológica, nas suas áreas principais (desenvolvimento infantil, cognição e aprendizagem, personalidade, orientação vocacional escolar e profissional e neuropsicológica).
Objectivos Gerais
Dotar os formandos de competências ao nível da interpretação dos resultados das provas psicológicas, bem como da sua intercorrelação com a personalidade e carácter do cliente, de forma à planificação objectiva do processo de intervenção psicoterapêutica de apoio.
Objectivos Específicos
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:
1 - Conhecer e descrever as considerações gerais sobre a aplicação de testes psicológicos;
2 - Discutir, discriminando, os principais aspectos éticos inerentes à avaliação psicológica;
3 - Caracterizar as competências precoces do bebé e o desenvolvimento geral da criança dos 0 aos 5 anos;
4 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação do desenvolvimento infantil: Escala de Aquisição de Competências (Growing Skills II), através de estudos de caso;
5 - Caracterizar o conceito de maturação cerebral;
6 - Compreender a contribuição da maturação cerebral na prestação cognitiva ao nível das pré-competências para a aprendizagem;
7 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação de pré-competências para a aprendizagem: Provas de Diagnóstico Pré-Escolar (PDPE), através de estudos de caso;
8 - Caracterizar o conceito de inteligência ao longo do desenvolvimento, nomeadamente na criança, no adolescente e no adulto;
9 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação cognitiva: Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças III - Aferição portuguesa (WISC III), Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos III (WAIS III), Matrizes Coloridas de Raven, Teste Gestáltico Visuo-motor de Bender, através de estudos de caso;
10 - Traduzir as dificuldades de aprendizagem em função do quadro subjacente, nomeadamente desarmonia, inibição intelectual, dislexia, disortografia e disgrafia;
11 - Interpretar resultados de aplicações de provas e actividades de despiste de dislexia, disgrafia e disortografia, através de estudos de caso;
12 - Descrever os principais parâmetros de personalidade, distinguindo-os em função da estrutura de personalidade e da organização de carácter;
13 - Caracterizar os principais quadros psicopatológicos e de transtorno da personalidade;
14 - Sintetizar a caracterização das três dimensões de funcionamento estrutural da personalidade, a partir dos principais parâmetros psicodinâmicos;
15 - Caracterizar as etapas de evolução do desenho infantil e a sua expressão do desenvolvimento psicológico da criança;
16 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação da personalidade: Teste de Rorschach (Exame de Personalidade e Funcionamento Emocional - Sistema Compreensivo de EXNER), Teste de Apercepção Temática (T.A.T.), Teste de Apercepção Temática para Crianças (C.A.T.-A), As Aventuras de Pata Negra, Bar-Ilan, Desenho da Família, através de estudos de caso;
17 - Identificar os principais materiais componentes da Mala de Ludo e da Caixa de Areia;
18 - Interpretar os resultados do Ludodiagnóstico, em sessões apoiadas pela Mala de Ludo e pela Caixa de Areia, com base no significado simbólico das brincadeiras, através de estudos de caso;
19 - Analisar e interpretar estudos de caso que contemplem um conjunto de provas psicológicas aplicadas, na sua intercorrelação de resultados, bem como na sua expressão do desenvolvimento infantil e/ou da psicopatologia (crianças, jovens e adultos), tendo como finalidade a sua aplicação clínica na intervenção psicoterapêutica de apoio;
20 - Delinear estruturas de avaliação psicológica, tendo em conta o pedido do cliente;
21 - Conceber esquemas de pensamento que traduzam a interligação dos diversos elementos de diagnóstico diferencial e/ou os resultados das provas psicológicas;
22 - Diferenciar a orientação escolar da orientação para as carreiras;
23 - Interpretar resultados de aplicações de provas de orientação vocacional escolar e profissional: California Occupational Preference System (COPS) e Bateria Diferencial de Aptidões (BPRD), através de estudos de caso;
24 - Relacionar os resultados obtidos nas provas de orientação vocacional escolar e profissional, com os parâmetros de personalidade, trabalhados em provas anteriores;
25 - Distinguir deterioração mental de psicopatologia, bem como a sua relação com conceitos fundamentais da neuropsicologia;
26 - Caracterizar os conceitos fundamentais neuropsicológicos, nomeadamente a atenção/concentração e a memória;
27 - Interpretar resultados de aplicações de provas neuropsicológicas e de avaliação da deterioração mental: Figura Complexa de Rey, Toulouse-Piéron, Teste do Relógio, Token Teste e Labirintos de Porteus, através de estudos de caso;
28 - Construir um estudo de caso que permita a aplicação dos conhecimentos gerais adquiridos;
29 - Apresentar o estudo de caso contruído a partir dos parâmetros de interpretação dos resultados das provas psicológicas, bem como da sua intercorrelação com a personalidade e carácter do cliente, de forma à planificação objectiva do processo de intervenção psicoterapêutica de apoio.
Gestão da Formação
Paula Barbosa
Directora Geral e Clínica, Gestora da Formação, Psicóloga Clínica, Formadora profissional certificada pelo IEFP
Curriculum Vitae
Destinatários
Finalistas ou licenciados em Psicologia
Número de Formandos por turma
6 a 14 formandos
Local
Dialógicos - Lisboa (Rua Latino Coelho, 87)
Datas
10 de Janeiro a 29 de Julho de 2017

10, 12, 17, 19, 24, 26 Jan
02, 07, 09, 14, 16, 21, 23 Fev
02, 07, 09, 14, 16, 21, 23, 28, 30 Mar
04, 06, 11, 13, 18, 20, 27 Abr
02, 04, 09, 11, 16, 18, 23, 25, 30 Mai
01, 06, 08, 20, 22, 27, 29 Jun
04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 Jul
(O seminário de apresentação de estudos de caso será calendarizado juntamente com os formandos, de acordo com a disponibilidade do grupo, preferencialmente entre os dias 25 e 29 de Julho)
Horário
Terças e Quintas-feiras, das 19h30 às 22h30
Duração
Corpo teórico-prático - 52 sessões de 3 horas: Total de 156 horas; Seminário de estudos de caso - 3 sessões de 3 horas: Total de 9 horas; Total do curso: 55 sessões, no total de 165 horas. O curso compreende uma parte teórico-prática, que permite a aquisição dos conhecimentos aprofundados necessários à interpretação dos resultados de diversos testes psicológicos, bem como da sua intercorrelação com o desenvolvimento e funcionamento da personalidade e do carácter, de forma à estruturação da sua aplicação clínica. Por fim, o seminário de estudos de caso compreenderá a apresentação pelos formandos de estudos de caso por si analisados, sendo aberto o espaço ao debate.
Certificado
No final da formação, o formando receberá um certificado de participação, no qual constará a nota qualitativa final. A entrega do certificado fica condicionada à presença no mínimo em 90% das sessões.
Preço
. 735,00 € a pronto-pagamento até 10 de Dezembro de 2016 (inclui 10% de desconto);
ou
. 1 prestação de 120,00 € + 6 prestações de 115,00€ (pagas no início de cada mês, em Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho e Julho).
Nota: No caso da opção de pagamento em prestações, deverão ser entregues no acto de matrícula os respectivos cheques pré-datados.
Login
 
 
Dialógicos - Centro de Psicologia e Formação, Lda :: Rua Dr. João de Barros, Nº 116 - 1º Frt. :: 2725-486 Mem Martins :: Telf.: 219 260 052 - Tlm.: 93 845 19 44 :: dialogicos.lda@dialogicos.pt