Logotipo Dialogicos
btHome
btEmpresa
btLocalizacao
btNoticias
btParcerias
btClientes
 
Pesquisar
Subscrever Newsletter
Assine a nossa newsletter e receba todas as notícias no seu e-mail.
OK
Formação em Psicologia
Especialização em Interpretação e Aplicação Clínica da Avaliação Psicológica - 5ª Ed - LISBOA
CRÉDITOS OPP: 82
A formação essencial para a prática clínica de qualquer psicólogo. Venha habilitar-se ao exercício da avaliação psicológica, nas suas áreas principais (desenvolvimento infantil, cognição e aprendizagem, personalidade, orientação vocacional escolar e profissional e neuropsicológica).
Objectivos Gerais
Dotar os formandos de competências ao nível da interpretação dos resultados das provas psicológicas, bem como da sua intercorrelação com a personalidade e carácter do cliente, de forma à planificação objectiva do processo de intervenção psicoterapêutica de apoio.
Objectivos Específicos
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:
1 - Conhecer e descrever as considerações gerais sobre a aplicação de testes psicológicos;
2 - Discutir, discriminando, os principais aspectos éticos inerentes à avaliação psicológica;
3 - Caracterizar as competências precoces do bebé e o desenvolvimento geral da criança dos 0 aos 5 anos;
4 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação do desenvolvimento infantil: Escala de Aquisição de Competências (Growing Skills II), através de estudos de caso;
5 - Caracterizar o conceito de maturação cerebral;
6 - Compreender a contribuição da maturação cerebral na prestação cognitiva ao nível das pré-competências para a aprendizagem;
7 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação de pré-competências para a aprendizagem: Provas de Diagnóstico Pré-Escolar (PDPE), através de estudos de caso;
8 - Caracterizar o conceito de inteligência ao longo do desenvolvimento, nomeadamente na criança, no adolescente e no adulto;
9 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação cognitiva: Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças III - Aferição portuguesa (WISC III), Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos III (WAIS III), Matrizes Coloridas de Raven, Teste Gestáltico Visuo-motor de Bender, através de estudos de caso;
10 - Traduzir as dificuldades de aprendizagem em função do quadro subjacente, nomeadamente desarmonia, inibição intelectual, dislexia, disortografia e disgrafia;
11 - Interpretar resultados de aplicações de provas e actividades de despiste de dislexia, disgrafia e disortografia, através de estudos de caso;
12 - Descrever os principais parâmetros de personalidade, distinguindo-os em função da estrutura de personalidade e da organização de carácter;
13 - Caracterizar os principais quadros psicopatológicos e de transtorno da personalidade;
14 - Sintetizar a caracterização das três dimensões de funcionamento estrutural da personalidade, a partir dos principais parâmetros psicodinâmicos;
15 - Caracterizar as etapas de evolução do desenho infantil e a sua expressão do desenvolvimento psicológico da criança;
16 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação da personalidade: Teste de Rorschach (Exame de Personalidade e Funcionamento Emocional - Sistema Compreensivo de EXNER), Teste de Apercepção Temática (T.A.T.), Teste de Apercepção Temática para Crianças (C.A.T.-A), As Aventuras de Pata Negra, Bar-Ilan, Desenho da Família, através de estudos de caso;
17 - Identificar os principais materiais componentes da Mala de Ludo e da Caixa de Areia;
18 - Interpretar os resultados do Ludodiagnóstico, em sessões apoiadas pela Mala de Ludo e pela Caixa de Areia, com base no significado simbólico das brincadeiras, através de estudos de caso;
19 - Analisar e interpretar estudos de caso que contemplem um conjunto de provas psicológicas aplicadas, na sua intercorrelação de resultados, bem como na sua expressão do desenvolvimento infantil e/ou da psicopatologia (crianças, jovens e adultos), tendo como finalidade a sua aplicação clínica na intervenção psicoterapêutica de apoio;
20 - Delinear estruturas de avaliação psicológica, tendo em conta o pedido do cliente;
21 - Conceber esquemas de pensamento que traduzam a interligação dos diversos elementos de diagnóstico diferencial e/ou os resultados das provas psicológicas;
22 - Diferenciar a orientação escolar da orientação para as carreiras;
23 - Interpretar resultados de aplicações de provas de orientação vocacional escolar e profissional: California Occupational Preference System (COPS) e Bateria Diferencial de Aptidões (BPRD), através de estudos de caso;
24 - Relacionar os resultados obtidos nas provas de orientação vocacional escolar e profissional, com os parâmetros de personalidade, trabalhados em provas anteriores;
25 - Distinguir deterioração mental de psicopatologia, bem como a sua relação com conceitos fundamentais da neuropsicologia;
26 - Caracterizar os conceitos fundamentais neuropsicológicos, nomeadamente a atenção/concentração e a memória;
27 - Interpretar resultados de aplicações de provas neuropsicológicas e de avaliação da deterioração mental: Figura Complexa de Rey, Toulouse-Piéron, Teste do Relógio, Token Teste e Labirintos de Porteus, através de estudos de caso;
28 - Construir um estudo de caso que permita a aplicação dos conhecimentos gerais adquiridos;
29 - Apresentar o estudo de caso contruído a partir dos parâmetros de interpretação dos resultados das provas psicológicas, bem como da sua intercorrelação com a personalidade e carácter do cliente, de forma à planificação objectiva do processo de intervenção psicoterapêutica de apoio.
Gestão da Formação
Paula Barbosa
Psicóloga Clínica, Formadora profissional certificada pelo IEFP
Curriculum Vitae
Destinatários
Estudantes e licenciados em Psicologia.
Número de Formandos por turma
8 a 14 formandos
Local
Lisboa
Datas
03 de Outubro de 2017 a 26 de Abril de 2018
Horário
Terças e Quintas, das 19h30 às 22h30
Duração
Corpo teórico-prático - 52 sessões de 3 horas: Total de 156 horas; Seminário de estudos de caso - 3 sessões de 3 horas: Total de 9 horas; Total do curso: 55 sessões, no total de 165 horas. O curso compreende uma parte teórico-prática, que permite a aquisição dos conhecimentos aprofundados necessários à interpretação dos resultados de diversos testes psicológicos, bem como da sua intercorrelação com o desenvolvimento e funcionamento da personalidade e do carácter, de forma à estruturação da sua aplicação clínica. Por fim, o seminário de estudos de caso compreenderá a apresentação pelos formandos de estudos de caso por si analisados, sendo aberto o espaço ao debate.
Certificado
No final da formação, o formando receberá um certificado de participação, no qual constará a nota qualitativa final. A entrega do certificado fica condicionada à presença no mínimo em 90% das sessões.
Preço
. 735,00 € a pronto-pagamento até 01 de Outubro de 2017 (inclui 10% de desconto);
ou
. 1 prestação de 130,00 € + 8 prestações de 85,00€ (pagas no início de cada mês, em Novembro e Dezembro de 2017 e Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho de 2018).
Contacte-nos caso pretenda a divisão do pagamento em mais prestações do que as indicadas.

Nota: No caso da opção de pagamento em prestações, deverão ser entregues no acto de matrícula os respectivos cheques pré-datados.
Login
Últimas Notícias
2024/04/18
Workshop "Comunicação em quadros demenciais"
2024/03/12
Nova edição do curso "Ludoterapia - Intervençãopsicológica em crianças"
2024/02/17
Workshop - Comunicação em Casal
2024/02/17
Artigo de Opinião "Entre o bem e o mal" - Dra Ana Isabel Santana Pereira
2024/01/25
Artigo de Opinião "E se...?" - Dra Cristina Serra
2024/01/25
Workshop - Não se lembra de nada do que lhe digo, ajuda! - Compreender os processos associados às alterações cognitivas ou quadros demenciais
2024/01/02
Consultas de Terapia de Casal e Familiar - Dra Mariana Cardoso
2023/12/20
Artigo de Opinião "O dia a dia e a necessidade de olhar" de Bruno Roseiro
2023/12/12
Artigo de Opinião - "Descanso como um embalar de ideias" de Catarina Marques Fernandes
2023/12/05
Workshops Janeiro-Março 2024 - Público em Geral
2023/11/24
Atigo de opinião - Pode alguém ser o que não é?, de Raquel Costa
2023/11/13
Palestra - "O silêncio da palavra e o ruído da ansiedade - Compreender para gerir" - Duuetto (Sintra)
2023/11/13
Artigo de Opinião - "Guerra ao aborrecimento" de Gerónimo Rodrigues
2023/10/31
Artigo de opinião - Sentir a dor... pode ser libertador?, de Miguel Formiga
2023/10/20
Artigo de Opinião - "Fazer dferente..." de Patrícia C Roseiro
2014/10/15
Dra. Paula Barbosa - Consultas em Lisboa
2013-06-20
Parcerias - Avaliação psicológica de condutores
2012-05-11
Intervenções por estagiários
2011-06-15
Acompanhe-nos no Facebook!
2011-05-22
Comunicação "Estilos parentais - Superprotecção vs Negligência"
2011-04-07
10º ANIVERSÁRIO DA DIALÓGICOS
2011-03-29
Protocolo com a Sociedade Luso-Espanhola de Psicologia Gestalt
2011-03-29
SintraViva 2011
2011-03-29
Estudo "Educar (n)a conjugalidade: Variáveis psicossociais na promoção da qualidade relacional e do bem-estar pessoal"
2011-03-26
Seminário "Terapias psicodinâmicas" - Universidade Lusíada de Lisboa
2011-03-26
II Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
2010-11-12
Precisa de ajuda para a elaboração da sua tese?
2010-10-24
Artigos de opinião
2010-09-24
Psicologia no Jornal Cidade Viva
2010-09-10
Psicologia na Rádio Clube de Sintra
2010-09-03
Formações na sua instituição
2010-08-24
Parceria com Ginásio VivaFit do Cacém
2010-08-24
Parceria com o Centro Aurora
2010-08-19
Agradecimento
Dialógicos - Centro de Psicologia e Formação, Lda :: Rua Rio da Azenha, Nº 49A, Loja 3 :: 2725-434 Mem Martins :: Telf.: 219 260 052 - Tlm.: 93 845 19 44 :: dialogicos.lda@dialogicos.pt