CRÉDITOS OPP: 82
A formação essencial para a prática clínica de qualquer psicólogo. Venha habilitar-se ao exercício da avaliação psicológica, nas suas áreas principais (desenvolvimento infantil, cognição e aprendizagem, personalidade, orientação vocacional escolar e profissional e neuropsicológica).
Objectivos Gerais
Dotar os formandos de competências ao nível da interpretação dos resultados das provas psicológicas, bem como da sua intercorrelação com a personalidade e carácter do cliente, de forma à planificação objectiva do processo de intervenção psicoterapêutica de apoio.
Objectivos Específicos
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:
1 - Conhecer e descrever as considerações gerais sobre a aplicação de testes psicológicos;
2 - Discutir, discriminando, os principais aspectos éticos inerentes à avaliação psicológica;
3 - Caracterizar as competências precoces do bebé e o desenvolvimento geral da criança dos 0 aos 5 anos;
4 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação do desenvolvimento infantil: Escala de Aquisição de Competências (Growing Skills II), através de estudos de caso;
5 - Caracterizar o conceito de maturação cerebral;
6 - Compreender a contribuição da maturação cerebral na prestação cognitiva ao nível das pré-competências para a aprendizagem;
7 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação de pré-competências para a aprendizagem: Provas de Diagnóstico Pré-Escolar (PDPE), através de estudos de caso;
8 - Caracterizar o conceito de inteligência ao longo do desenvolvimento, nomeadamente na criança, no adolescente e no adulto;
9 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação cognitiva: Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças III - Aferição portuguesa (WISC III), Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos III (WAIS III), Matrizes Coloridas de Raven, Teste Gestáltico Visuo-motor de Bender, através de estudos de caso;
10 - Traduzir as dificuldades de aprendizagem em função do quadro subjacente, nomeadamente desarmonia, inibição intelectual, dislexia, disortografia e disgrafia;
11 - Interpretar resultados de aplicações de provas e actividades de despiste de dislexia, disgrafia e disortografia, através de estudos de caso;
12 - Descrever os principais parâmetros de personalidade, distinguindo-os em função da estrutura de personalidade e da organização de carácter;
13 - Caracterizar os principais quadros psicopatológicos e de transtorno da personalidade;
14 - Sintetizar a caracterização das três dimensões de funcionamento estrutural da personalidade, a partir dos principais parâmetros psicodinâmicos;
15 - Caracterizar as etapas de evolução do desenho infantil e a sua expressão do desenvolvimento psicológico da criança;
16 - Interpretar resultados de aplicações de provas de avaliação da personalidade: Teste de Rorschach (Exame de Personalidade e Funcionamento Emocional - Sistema Compreensivo de EXNER), Teste de Apercepção Temática (T.A.T.), Teste de Apercepção Temática para Crianças (C.A.T.-A), As Aventuras de Pata Negra, Bar-Ilan, Desenho da Família, através de estudos de caso;
17 - Identificar os principais materiais componentes da Mala de Ludo e da Caixa de Areia;
18 - Interpretar os resultados do Ludodiagnóstico, em sessões apoiadas pela Mala de Ludo e pela Caixa de Areia, com base no significado simbólico das brincadeiras, através de estudos de caso;
19 - Analisar e interpretar estudos de caso que contemplem um conjunto de provas psicológicas aplicadas, na sua intercorrelação de resultados, bem como na sua expressão do desenvolvimento infantil e/ou da psicopatologia (crianças, jovens e adultos), tendo como finalidade a sua aplicação clínica na intervenção psicoterapêutica de apoio;
20 - Delinear estruturas de avaliação psicológica, tendo em conta o pedido do cliente;
21 - Conceber esquemas de pensamento que traduzam a interligação dos diversos elementos de diagnóstico diferencial e/ou os resultados das provas psicológicas;
22 - Diferenciar a orientação escolar da orientação para as carreiras;
23 - Interpretar resultados de aplicações de provas de orientação vocacional escolar e profissional: California Occupational Preference System (COPS) e Bateria Diferencial de Aptidões (BPRD), através de estudos de caso;
24 - Relacionar os resultados obtidos nas provas de orientação vocacional escolar e profissional, com os parâmetros de personalidade, trabalhados em provas anteriores;
25 - Distinguir deterioração mental de psicopatologia, bem como a sua relação com conceitos fundamentais da neuropsicologia;
26 - Caracterizar os conceitos fundamentais neuropsicológicos, nomeadamente a atenção/concentração e a memória;
27 - Interpretar resultados de aplicações de provas neuropsicológicas e de avaliação da deterioração mental: Figura Complexa de Rey, Toulouse-Piéron, Teste do Relógio, Token Teste e Labirintos de Porteus, através de estudos de caso;
28 - Construir um estudo de caso que permita a aplicação dos conhecimentos gerais adquiridos;
29 - Apresentar o estudo de caso contruído a partir dos parâmetros de interpretação dos resultados das provas psicológicas, bem como da sua intercorrelação com a personalidade e carácter do cliente, de forma à planificação objectiva do processo de intervenção psicoterapêutica de apoio.
Gestão da Formação
| Paula Barbosa | Psicóloga Clínica, Formadora profissional certificada pelo IEFP | Curriculum Vitae |
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Destinatários
Estudantes e licenciados em Psicologia.
Número de Formandos por turma
8 a 14 formandos
Local
Lisboa
Datas
03 de Outubro de 2017 a 26 de Abril de 2018
Horário
Terças e Quintas, das 19h30 às 22h30
Duração
Corpo teórico-prático - 52 sessões de 3 horas: Total de 156 horas; Seminário de estudos de caso - 3 sessões de 3 horas: Total de 9 horas; Total do curso: 55 sessões, no total de 165 horas. O curso compreende uma parte teórico-prática, que permite a aquisição dos conhecimentos aprofundados necessários à interpretação dos resultados de diversos testes psicológicos, bem como da sua intercorrelação com o desenvolvimento e funcionamento da personalidade e do carácter, de forma à estruturação da sua aplicação clínica. Por fim, o seminário de estudos de caso compreenderá a apresentação pelos formandos de estudos de caso por si analisados, sendo aberto o espaço ao debate.
Certificado
No final da formação, o formando receberá um certificado de participação, no qual constará a nota qualitativa final. A entrega do certificado fica condicionada à presença no mínimo em 90% das sessões.
Preço
. 735,00 € a pronto-pagamento até 01 de Outubro de 2017 (inclui 10% de desconto);
ou
. 1 prestação de 130,00 € + 8 prestações de 85,00€ (pagas no início de cada mês, em Novembro e Dezembro de 2017 e Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho de 2018).
Contacte-nos caso pretenda a divisão do pagamento em mais prestações do que as indicadas.
Nota: No caso da opção de pagamento em prestações, deverão ser entregues no acto de matrícula os respectivos cheques pré-datados.