Actualmente, a qualidade dos serviços de apoio prestados às crianças de qualquer faixa etária assume um lugar de extrema importância no seu desenvolvimento geral.
Trabalhar em estruturas de apoio à família e ao ensino ultrapassa o gosto ou a capacidade natural de cuidado e relação com crianças e jovens. Implica, antes, a necessidade imperativa de uma formação adequada à compreensão dos processos de desenvolvimento, quer em termos psicomotores, cognitivos, psico-afectivos, sociais e morais, quer ao nível da maturação da sua capacidade de aprendizagem e, portanto, da escolha das técnicas e materiais adequados e eficazes face à estimulação particular da sua idade e das actividades diversas desenvolvidas.
Áreas complementares como os primeiros socorros, as noções básicas de informática e as técnicas de procura activa de emprego são igualmente abordadas.
A riqueza da formação consegue-se na intercalação entre os planos teóricos e a sua operacionalização em contexto de trabalho, através da participação em estágio não-remunerado.
Esta formação destina-se aos que pretendam iniciar a sua vida profissional enquanto técnicos auxiliares de acção educativa, bem como se dirige às necessidades de reciclagem de profissionais activos.
Objectivos Gerais
Dotar os formandos de uma formação profissional abrangente nas diferentes áreas, relacionadas com as crianças e o meio escolar, bem como preparar profissionais sensíveis à população-alvo com quem trabalham e na sua relação com a equipa de trabalho. Adquirir competências e atitudes teórico-práticas para o exercício das funções como técnico auxiliar de acção educativa e desenvolver e acompanhar actividades pedagógicas, relacionando-as com o quotidiano da criança.
Objectivos Específicos
No final da formação, os formandos deverão estar aptos a:
- Adquirir conhecimentos gerais sobre a acção educativa, nomeadamente a sua evolução e enquadramento históricos;
- Caracterizar as funções e responsabilidades dos vários intervenientes educativos, em particular a de técnico na intervenção, auxílio e acompanhamento do responsável de sala (educadores de infância ou professores), na planificação e execução de actividades lúdicas e/ou pedagógicas;
- Planificar e desenvolver autonomamente as acções relativas à higiene, manutenção, arrumação e preparação de materiais, equipamentos e espaços em ambiente escolar;
- Saber promover comportamentos nas crianças que visem o desenvolvimento da sua autonomia e auto-estima, em contexto institucional, dentro e fora das instalações de ensino;
- Organizar e gerir os diferentes espaços educativos;
- Saber acompanhar, vigiar e apoiar uma ou mais crianças, em actividades de tempos livres e em saídas da instituição escolar;
- Compreender a importância e características do desenvolvimento infantil ao nível da relação precoce, psicomotor, cognitivo, psico-afectivo e social e moral;
- Conhecer e aplicar regras básicas de nutrição infantil, segurança, higiene e repouso;
- Aprender e utilizar as principais técnicas e materiais pedagógicos em instituições de ensino, de acordo com a respectiva faixa etária;
- Identificar e caracterizar as principais categorias de necessidades especiais, bem como promover a integração e socialização, ao nível da instituição, das crianças portadoras;
- Aprender e treinar técnicas de primeiros socorros em caso de acidente ou doença súbita em crianças;
- Saber apoiar as crianças e responsáveis de sala em ambiente Windows e navegação na internet;
- Saber participar activamente na procura de emprego, através das ferramentas disponíveis;
- Operacionalizar os conhecimentos adquiridos em contexto laboral, através da realização de um estágio.
Gestão da Formação
| Paula Barbosa | Psicóloga Clínica, Formadora profissional certificada pelo IEFP | Curriculum Vitae |
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Destinatários
Esta formação destina-se a todas as pessoas que pretendam iniciar a sua vida profissional enquanto técnicos auxiliares de acção educativa, e a profissionais activos com necessidades de reciclagem, que pretendam adquirir e desenvolver competências técnicas para apoiar e trabalhar com crianças dos 0 aos 12 anos.
Pré-requisitos
9º ano de escolaridade completo
Número de Formandos por turma
10 a 12 formandos
Local
Dialógicos - Mem Martins - Sintra
Datas
27, 28, 29 de Março de 2012
03, 04, 05, 10, 11, 12, 17, 18, 19, 24, 26 de Abril de 2012
02, 03, 08, 09, 10, 15, 16, 17, 22, 23, 24, 29, 30, 31 de Maio de 2012
05, 06, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27, 28 de Junho de 2012
03, 04, 05, 10, 11, 12, 16, 17, 18, 24, 25 de Julho de 2012
Horário
Terças, Quartas e Quintas-feiras, das 19h30 às 22h30
Duração
150 horas + 100 horas de estágio em instituição
Estrutura da Formação
Módulo 1 - Introdução à Acção Educativa
Módulo 2 - Finalidades, Organização e Gestão dos Diferentes Espaços Educativos
Módulo 3 - Planeamento de Actividades de Tempos Livres
Módulo 4 - Desenvolvimento Infantil dos 0 aos 12 anos
Módulo 5 - Nutrição, Higiene, Segurança e Repouso: Regras Básicas
Módulo 6 - Técnicas de Expressão e actividades práticas em Ambiente Escolar
Módulo 7 - Materiais de Aprendizagem
Módulo 8 - Acompanhamento das crianças, fora do ambiente escolar
Módulo 9 - Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem
Módulo 10 - Técnicas de 1ºs socorros
Módulo 11 - Noções Básicas de Informática
Módulo 12 - Técnicas de Procura de Emprego
Módulo 13 - Estágio Certificado
Certificado
No final da formação, os formandos receberão um certificado profissional de participação enquanto "Técnico Auxiliar de Acção Educativa". Certificado pela Dgert, em parceria com a CDRH, Lda.
Preço
630,00 € a pronto-pagamento (10% de desconto)
5 prestações de 140,00 € (de Março a Julho de 2012, inclusivé)