Logotipo Dialogicos
btHome
btEmpresa
btLocalizacao
btNoticias
btParcerias
btClientes
 
Pesquisar
Subscrever Newsletter
Assine a nossa newsletter e receba todas as notícias no seu e-mail.
OK
 
Programas Específicos de Treino de Competências
Atelier das Emoções

 

O Atelier das Emoções trata-se de um Programa de Intervenção no âmbito da Expressão Emocional e Afectiva, destinado a crianças a partir dos 2 anos de idade, e de passível implementação em creches, infantários, jardins-de-infância ou colégios, mas também em instituições de acolhimento/intervenção em crianças com necessidades educativas especiais.

Foi elaborado pela Dialógicos – Centro de Psicologia e Formação, sob a coordenação das Dra.’s Paula Barbosa e Patrícia Roseiro, e aplicado experimentalmente pelas Dra.’s Ana Brito e Paula Palma.

O Atelier das Emoções tem como tema principal o reconhecimento/elaboração dos sentimentos primários, nomeadamente a tristeza, a raiva, o medo e a alegria, assim como das expressões emocionais e afectivas não-verbais e verbais das crianças. É utilizado como material de apoio “Uma Caixa Cheia de Emoções”.

O desenvolvimento da inteligência emocional acontece no gradual reconhecimento das sensações associadas às emoções, o que permite a sua descodificação e associação às vivências pessoais, e a crescente capacidade de contacto com o seu mundo interno afectivo. As crianças começam a falar do que havia sido reprimido, e confrontam-se melhor nos conflitos pela consciência sentimental envolvida, competências fundamentais para o seu desenvolvimento psicológico saudável e para uma boa integração social.

O Atelier das Emoções está organizado em quatro momentos:

- Apresentação das técnicas responsáveis, e fomentação do espírito de grupo através de dinâmicas pedagógicas de quebra-gelo e, por fim, apresentação simples e sucinta do programa de intervenção às crianças participantes;

- Descrição dos quatro sentimentos primários, e trabalho individual em torno de cada um;

- Contraste entre os sentimentos trabalhados, com o objectivo de desmistificação de dúvidas e dificuldades observadas;

- Encerramento, com desenvolvimento de actividades expressivas dos sentimentos reconhecidos ao longo das sessões.

As sessões realizam-se por norma semanalmente, com duração entre 60 a 90 minutos. A frequência e duração do programa será ajustado à instituição de acolhimento do projecto.

 

Poderá implementar o Atelier das Emoções na sua instituição de duas formas:

1ª Opção: Enquanto actividade extracurricular, com a duração de um ano lectivo;

2ª Opção: Enquanto projecto de intervenção, ajustado às necessidades específicas da instituição.

Destinatários
Crianças entre os 3 e os 5 anos de idade.
Login
 
 
Dialógicos - Centro de Psicologia e Formação, Lda :: Rua Dr. João de Barros, Nº 116 - 1º Frt. :: 2725-486 Mem Martins :: Telf.: 219 260 052 - Tlm.: 93 845 19 44 :: dialogicos.lda@dialogicos.pt